Ceratocone: implante de anel Ferrara para melhora da visão

Ceratocone: implante de anel Ferrara para melhora da visão

Quem tem ceratocone sabe explicar o que é ter uma visão distorcida das coisas, como já explicado em nosso blog. Porém, hoje dispomos de alternativas muito interessantes para melhorar a qualidade de visão dos pacientes com ceratocone. Entre elas temos o implante do anel de Ferrara que visa reajustar a curvatura corneana com o objetivo de torná-la mais parecida com a de uma córnea normal.

O anel pode ser implantado em todos portadores de ceratocone?

Não. Infelizmente, o implante de anel de Ferrara tem uma indicação limitada que depende dos exames complementares como a topografia, a paquimetria e a tomografia da córnea. Como o objetivo do tratamento é modificar a estrutura corneana, se o caso for muito inicial e o paciente tiver boa visão com uso de óculos ou lentes de contato, então não há motivo para implantar o anel.

Por outro lado, se o caso estiver muito avançado, o implante não será tão efetivo a ponto de melhorar significativamente a visão. Por isso, o implante do anel está geralmente indicado nos casos moderados em que a visão já está prejudicada mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato rígidas.

O anel de Ferrara corrige “grau”?

Apesar de não ser esse o objetivo, o anel diminui sim a miopia e astigmatismo. No entanto, o principal objetivo do implante deve ser tornar a córnea com ceratocone menos curva e mais regular. O “grau” de miopia e astigmatismo residual após o implante é, então, corrigido com óculos ou lentes de contato.  Isso nos permite ter uma melhor qualidade de visão após a cirurgia.

A cirurgia é segura? O paciente sente dor?

A cirurgia do anel de Ferrara é realizada através da formação de um túnel dentro da córnea aonde os anéis serão inseridos. Este túnel é confeccionado com a ajuda do laser de Femtosegundo de forma extremamente precisa e segura. Trata-se de uma cirurgia rápida, indolor e reversível.

O implante de anel cura o ceratocone?

O ceratocone não tem cura, mas felizmente temos ótimas opções tanto de correção visual como de estabilização da doença. No caso do anel de Ferrara, o objetivo é de reabilitação visual e os resultados são muito bons quando bem indicado. Cabe ressaltar, porém, que os resultados ao implante do anel podem variar de acordo com a fase em que se encontra a doença.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.