Córnea Clube – Transplante de Córnea

Córnea Clube – Transplante de Córnea

“O transplante de córnea é minha única solução?” L.M.
O transplante de córnea tem como objetivo substituir córneas que são muito curvas como ocorre no ceratocone. Ele se torna a única opção nos casos mais avançados de ceratocone em que não é mais possível a adaptação de lentes de contato nem o implante de anel intraestromal. Além do ceratocone avançado, o transplante de córnea também é utilizado nos casos de opacidades e/ou cicatrizes.

“Eu tenho ceratocone e meu médico indicou transplante de córnea. Quais os riscos e qual o tempo de recuperação?” W.S.
O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico que merece muita atenção no período pós-operatório. Por se tratar de um órgão transplantado, a possibilidade de rejeição deve ser sempre considerada quando o paciente percebe piora importante da visão associada ao olho vermelho. O tratamento clínico imediato da rejeição é muito efetivo na maioria das vezes, mas, como em outros transplantes, há casos de rejeições recidivantes e mesmo falência do transplante. No transplante lamelar (onde a parte mais interna da córnea receptora é preservada), a rejeição é menos frequente.

A complicação mais comum seria o astigmatismo pós-operatório induzido pelo processo de cicatrização da córnea. Apesar de frequente, este problema pode ser minimizado com a retirada controlada dos pontos através da topografia de córnea. Justamente por isso que a recuperação do transplante de córnea não é rápida, pois os pontos começam a ser retirados geralmente com 6 meses após a cirurgia.

“Transplante de córnea a laser ou manual: qual é o melhor?” C.B.
As técnicas de transplante de córnea evoluíram muito, principalmente nos transplantes lamelares em que apenas parte da córnea é transplantada. Com a introdução da tecnologia do laser de femtosegundo, muitas vantagens puderam ser incorporadas na preparação da córnea doadora e na receptora. Porém, uma boa córnea (coletada e preparada no banco de olhos) e um cirurgião experiente produzem resultados semelhantes sem o custo adicional da tecnologia a laser.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.