Ceratocone

O Ceratocone ocorre quando a córnea – membrana protetora dos olhos – fica mais fina e deformada, levando à miopia e astigmatismo em graus avançados. O paciente sente dores de cabeça e apresenta visão distorcida. Quando óculos e
lentes de contato já não conseguem corrigir a cirurgia é recomendada.

Neste procedimento, há três possibilidades: o implante de anel
corneano, transplante de córnea e cross-linking do colágeno.
Com os exames pré-operatórios é possível diagnosticar qual a melhor opção.

Implante de Anel Corneano

O anel intra-estromal, quando implantado na córnea, diminui a miopia e astigmatismo. Além disso, junto ao laser femtosegundo, o procedimento é ainda mais eficaz, com os resultados percebidos pelos pacientes em poucas semanas.

Cross-linking de Colágeno

A Vita Visão oferece este tratamento que é indicado para casos de ceratocone. É a aplicação de luz ultravioleta associada à vitamina riboflavina na córnea do paciente. Com este tratamento espera-se que o ceratocone permaneça em seu estágio inicial, estabilizando a doença.

Transplante de Córnea

É um dos tratamentos para o ceratocone. Este procedimento caracteriza-se pela substituição total da córnea doente ou, apenas a parte interna dependendo do caso. Atualmente, os resultados são muito satisfatórios e a recuperação visual é progressiva, variando de acordo com a viabilidade da córnea doadora, resposta cicatricial da córnea receptora e técnica cirúrgica.