Glaucoma: uma doença silenciosa

Glaucoma: uma doença silenciosa

Uma das principais causas de cegueira irreversível do mundo é o glaucoma. Mas, infelizmente, trata-se de uma doença que não apresenta sintomas ou sinais na sua fase inicial, tornando o diagnóstico mais difícil caso o paciente não faça visitas regulares ao seu médico.

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e está associado com a pressão intraocular aumentada. A pressão intraocular aumentada é indolor e danifica lentamente o nervo óptico.

Esta lesão do nervo óptico faz com que o paciente comece a perder visão periférica. Desta forma, como a visão central é preservada inicialmente, faz parecer que esteja tudo bem com o paciente. Porém, o processo de perda visual pelo glaucoma já ocorre e é irreversível.

Em vista deste quadro clínico, é fundamental o exame oftalmológico anual, principalmente depois dos 40 anos de idade quando aumenta a frequência do glaucoma na população. Pacientes diabéticos, da raça negra, altos míopes ou com histórico de glaucoma na família têm maior risco de desenvolver a doença. Logo, precisam de um acompanhamento regular, pois quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, melhores as chances de prevenção da cegueira.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.