Implantes de Lentes para Alta Miopia – Artisan/Artiflex e ICL

Implantes de Lentes para Alta Miopia – Artisan/Artiflex e ICL

Miopia

A miopia é um dos erros refrativos mais comuns, em que as pessoas enxergam mal para longe. Isso acontece porque a luz que incide no olho tem um ponto focal anterior ao plano da retina (região onde deveria se concentrar os raios de luz que entram no olho), como demonstrado na Figura 1. Quanto maior o tamanho (comprimento axial) do olho, maior o grau de miopia.

Figura 1

Figura 1

Alta Miopia

Acontece que algumas pessoas possuem olhos exageradamente longos e, portanto, apresentam um alto grau de miopia. Nesses casos, além de necessitar de lentes mais espessas nos óculos, o paciente também pode perceber distorções da imagem, principalmente próximo às bordas das lentes corretivas (Figura 2).

Figura 2

Figura 2

A cirurgia à laser, amplamente divulgada e com excelentes resultados para a correção da baixa e moderada miopia, não é uma boa opção nos casos de alta miopia, na maioria das vezes. Isso ocorre porque a correção da alta miopia com o uso do excimer laser pode enfraquecer a córnea e descompensar toda sua estrutura. Este desequilíbrio estrutural ocorre pelo alto consumo de tecido corneano necessário para que o grau de miopia seja corrigido pelo laser.

Implante Cirúrgico

A solução para esses casos é o implante cirúrgico de uma lente especial, que pode corrigir até mais de 20 graus de miopia, chamada lente fácica. Diferente das lentes de contato tradicionais que atuam sobre a superfície do olho, a lente fácica é posicionada internamente no olho. Basicamente, há 2 modelos disponíveis no mercado, as lentes fácicas Artisan/Artiflex e as ICLs.

Lentes Artisan/Artiflex

As lentes Artisan/Artiflex são ligadas à face anterior da íris com dois clipes minúsculos (Figura 3). Uma vez implantadas, a lente fica permanentemente no olho. Os resultados são excelentes, sendo superiores ao excimer laser nas correções de alto grau de miopia, pois fornece melhor qualidade visual pós-operatória.

Figura 3

Figura 3

ICL

A Visian ICL (Implantable Contact Lens) é uma lente fácica de câmara posterior produzida pela fábrica suíça Staar Surgical AG. Essas lentes são implantadas em um espaço existente atrás da íris e na frente do cristalino (Figura 4). Os resultados no curto prazo são excelentes e similares às lentes Artisan/Artiflex, mas os modelos mais atuais de ICL ainda precisam demonstrar seus resultados ao longo prazo.

Figura 4

Figura 4

Ambas as lentes possuem a vantagem de proporcionar uma rápida recuperação visual, sem alterar o formato da córnea, além de ser um procedimento reversível. No entanto, assim como todos os procedimentos cirúrgicos com objetivo de corrigir grau, o candidato precisa realizar exames pré-operatórios para avaliar se é possível realizar o implante bem como qual modelo é o mais adequado para o caso. Na Clínica VitaVisão, você pode realizar uma avaliação oftalmológica completa e descobrir se você é um candidato ao implante fácico. Tal procedimento visa não apenas a melhora da qualidade visual e correção do alto grau de miopia do paciente, mas também a melhora da sua qualidade de vida pela liberdade visual adquirida.