Lentes Intraoculares para a correção da Catarata

Lentes Intraoculares para a correção da Catarata

Publicamos recentemente um artigo em nosso blog sobre Catarata e suas principais características. Clique aqui para saber mais sobre este assunto. Hoje, explicaremos como as lentes intraoculares favorecem a qualidade visual de quem sofre com esta doença, confira.

O princípio básico da cirurgia de catarata envolve substituir o cristalino opaco (catarata) por uma lente transparente que proporcione maior entrada de luz e, consequentemente, melhor visão. Tendo isso em mente, além da correção da catarata em si, podemos corrigir o “grau” do paciente por implantar uma lente previamente calculada para tal.

Na Clínica VitaVisão, utilizamos lentes intraoculares dobráveis que são inseridas em microincisões de 1.8 a 2.7mm, o que permite uma cirurgia sem pontos e com menor indução de astigmatismo. Além disso, as lentes intraoculares apresentam um perfil esférico que favorece a qualidade visual pós-operatória.

Entre os principais modelos de lentes intraoculares disponíveis, temos:

  1. Monofocais
  2. Monofocais tóricas
  3. Multifocais
  4. Multifocais tóricas

As lentes intraoculares monofocais são as mais utilizadas no mundo todo e além de corrigir a catarata, proporcionam uma excelente visão para longe por corrigir o “grau” de miopia ou hipermetropia. O paciente, geralmente, necessita de óculos para perto após a cirurgia.

Tipos de lentes

As lentes intraoculares monofocais tóricas tem propriedades semelhantes, porém também são capazes de corrigir o astigmatismo associado. São opções interessantes para aqueles pacientes com astigmatismo acima de 1 (uma) dioptria, proporcionando excelente qualidade visual pós-operatória para longe.

Já as multifocais são lentes mais sofisticadas que, além de corrigir a catarata, tem como objetivo corrigir a visão para longe e para perto, proporcionando grande liberdade visual para o paciente. No entanto, tais lentes devem ser extensivamente discutidas com seu oftalmologista visto que existe a necessidade de maior adaptação das mesmas quando em comparação com as lentes monofocais.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.