Miopia: 10 perguntas e respostas mais comuns

Miopia: 10 perguntas e respostas mais comuns

A miopia é uma doença ocular caracterizada pela vista embaçada para objetos distantes. Acredita-se que quase 30% da população brasileira apresenta algum grau de miopia. Geralmente, o desenvolvimento da miopia está associada ao alongamento do globo ocular que ocorre durante a fase de crescimento (até os 19 a 21 anos).

Você é míope ou possui alguém na família com este problema? Esclareceremos todas suas dúvidas nesta mesma matéria com as 7 perguntas e respostas mais comuns sobre o tema. Continue a leitura e confira quais são:

– “Qual a probabilidade do meu filho desenvolver miopia por conta da genética?”

A miopia sofre muita influência da genética, ou seja, tem um forte caráter hereditário. Portanto, apesar de ser difícil de quantificar o risco de um filho desenvolver miopia, se um dos pais ou ambos forem míopes, a probabilidade é alta.

– Como é diagnosticada a miopia?

Normalmente, a doença é identificada pelo próprio paciente. Isso porque, a doença é caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe. Na maioria dos casos, essa dificuldade aumenta no início da adolescência quando o jovem pode relatar que não enxerga muito bem o quadro negro na escola ou ao assistir televisão.  

– Como é o tratamento para a miopia?

O tratamento é individualizado e depende do grau identificado em exames oftalmológicos. De início, o paciente pode optar por óculos e/ou lentes de contato.

– Ficar na frente do computador ou televisão aumenta o risco de aparecimento da miopia?

Não. O aparecimento da miopia não está relacionada com aspectos ambientais com ver TV ou o uso do computador. Existe algumas teorias que tentam correlacionar atividades que envolvem a visão para perto com o desenvolvimento da miopia, mas nada comprovado.

– Em que idade a miopia tende a se estabilizar?

Normalmente, no adulto jovem, entre 20 e 22 anos. No entanto, pode eventualmente sofrer algumas alterações após os 22 anos.

– É possível prevenir a miopia?

Não. Portanto, é recomendado consultar seu oftalmologista ao menos 1 vez por ano.

– Usar lentes de contato ou óculos com grau impede a evolução do grau da miopia?

Não. O avanço da miopia está relacionado ao crescimento do globo ocular. Ou seja, usar óculos ou lentes de contato não vai interferir no avanço do problema.


A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.