Presbiopia: será que eu tenho a famosa “vista cansada”?

Presbiopia: será que eu tenho a famosa “vista cansada”?

De repente você começa a perceber que a leitura de uma revista, do cardápio do restaurante ou as mensagens recebidas no seu celular estão difíceis de enxergar. Você afasta a revista, estica um pouco braço e consegue focalizar um pouco melhor.

O tempo passa e você percebe que mesmo assim, com todas manobras possíveis, o foco de perto já não é mais o mesmo do que antes. Pois bem, não se assuste. Esta é a chamada presbiopia ou “vista cansada” como conhecida por muitos.

Vejamos mais a fundo o que é a Presbiopia e como tratar, a seguir.

A dificuldade para focalizar objetos próximos que ocorre geralmente após os 40 anos de idade e para todas as pessoas é a presbiopia ou popularmente chamada como “vista cansada”.

O que ocorre é que o músculo intraocular responsável pela acomodação visual (processo de focalização para perto) perde eficiência de forma gradativa a partir dessa idade. Isso faz com que a leitura ou atividades que exigem a visão de perto como costurar ou trocar mensagens pelo celular fiquem prejudicadas.

Correção da presbiopia

A presbiopia pode ser facilmente corrigida com o uso de óculos para perto ou multifocais, conforme orientação de seu oftalmologista. Se você não gosta de usar óculos, talvez o uso de lentes de contato possa ser uma alternativa dependendo do caso. Peça ao seu oftalmologista um teste com lentes de contato e veja como se sente.

Existe também opções cirúrgicas muito interessantes como as lentes intraoculares multifocais naqueles pacientes com catarata. Além do benefício de corrigir cirurgicamente a catarata, muitos pacientes também podem ser beneficiados com boa visão para longe e perto sem óculos, se optarem por implantar lentes especiais ou “premium” como as multifocais ou multifocais tóricas.

Lembre-se: cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma personalizada. Não generalize simplesmente porque ouviu falar sobre algum tipo de tratamento ou cirurgia. Consulte seu oftalmologista e ele o orientará quanto a o que é melhor para você.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.