Wavefront E A Cirurgia Para Correção Da Miopia À Laser

Wavefront E A Cirurgia Para Correção Da Miopia À Laser

Na semana passada, no Rio de Janeiro, ocorreu o maior curso de imersão em cirurgia refrativa do país. Conduzido pelo Dr. Marcony Santhiago. Trata-se de 3 dias de aulas e intenso debate em torno do tema, desde os princípios básicos até os últimos avanços encontrados na cirurgia à laser para correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O Evento

O Dr. Jackson Barreto Junior, da clínica VitaVisão, participou desse importante evento. Uma das aulas por ele ministradas, abordou a tecnologia da aberrometria ou “wavefront” utilizado nas cirurgias refrativas. A análise de wavefront ou aberrometria é uma tecnologia que estuda imperfeições específicas do olho humano, chamadas aberrações ópticas. Essas aberrações, quando aumentadas, são responsáveis por uma série de queixas visuais dos pacientes, principalmente em condições de pouca luz ou a noite.

Opções Cirúrgicas

A cirurgia à laser, tradicionalmente, corrige apenas a miopia, hipermetropia e astigmatismo. No entanto, hoje é possível ir além. As cirurgias de ILASIK, LASIK, transPRK ou PRK podem ser guiadas pela aberrometria. O objetivo é corrigir o grau do paciente e as aberrações ópticas do mesmo, melhorando sua qualidade visual após a cirurgia. A indicação desta técnica varia de acordo com os exames realizados antes do procedimento. A tomografia e a aberrometria da córnea são fundamentais para avaliarmos a necessidade de algum tipo personalizado de cirurgia refrativa.

Cirurgia Personalizada

Portanto, percebemos que as opções cirúrgicas de correção de grau são muito específicas para cada paciente. Não basta apenas pensar no grau a corrigir, mas também em outros aspectos como idade, profissão, bem como outras imperfeições do olho humano que são diferentes entre os indivíduos. É por isso que a cirurgia personalizada consegue realizar um tratamento diferenciado, levando em conta as características de cada um.