Estrabismo: Você sabe o que é?

Estrabismo: Você sabe o que é?

O estrabismo consiste na perda do paralelismo entre os olhos. Falando popularmente, o paciente se torna ” vesgo”, ou seja, fica com o olho ” torto”. O desvio pode ser convergente (para dentro) , divergente (para fora), superior ou inferior. O início do estrabismo é variável, mas em geral surge durante a primeira infância. Desvios que aparecem na vida adulta costumam estar relacionados a traumatismos e doenças vasculares ou neurológicas.

Tratamento

O tratamento consiste no uso de óculos quando necessário, oclusão com tampão adesivo do olho de melhor visão em crianças e, em boa parte dos casos, cirurgia.  A cirurgia está indicada quando a correção do componente muscular é necessária para que haja alinhamento dos olhos.

Como é a cirurgia

A cirurgia do estrabismo em crianças somente deve ser realizada após atingirmos a melhor visão possível em ambos os olhos com o uso de óculos e/ou tampão oclusivo. Nos adultos pode ser executada a partir do momento em que houver estabilidade do desvio.

Os resultados geralmente são muito satisfatórios, com ampla melhora funcional e estética.
Quando não tratado, o estrabismo leva a ambliopia , que significa baixa visão por estímulo inadequado. Por essa razão, é fundamental que toda criança a partir dos seis meses de vida passe por consultas oftalmológicas anuais.

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.