(41) 3035 2544 – SJP | (41) 3018 3450 – Curitiba [email protected]

A cirurgia de miopia é uma técnica para corrigir a dificuldade que algumas pessoas têm em enxergar, afinal deixar de usar os óculos é um sonho para muitos.

A oftalmologia explica que hoje existem 3 tipos de cirurgias que são mais utilizados para corrigir a miopia: Lasik, iLasik e o PRK.

As duas primeiras consistem na confecção de uma lamela ou “flap”, uma tampinha extremamente fina na córnea do paciente. Esta pode ser feita com um microcerátomo (LASIK) ou com laser (iLASIK). Após a realização do flap, o laser é aplicado para corrigir a miopia. Trata-se de uma técnica indolor e a recuperação visual é rápida, logo no mesmo dia o paciente já percebe a melhora visual.

Já no PRK ou PRK transepitelial, não há corte e o procedimento é totalmente à laser. Os resultados são similares e se trata de uma ótima opção para miopias mais elevadas. Apesar de ser um procedimento totalmente de superfície e sem cortes, a recuperação visual é um pouco mais lenta e há um certo desconforto ocular nos dois primeiros dias após a cirurgia.

Técnica PRK Transepitelial

Em entrevista com o Dr. Jackson Barreto Jr, médico cirurgião na VitaVisão, tiramos algumas dúvidas sobre este procedimento e vamos explicá-las a seguir:

1 – Quando posso ser submetido a uma cirurgia a laser?

“Todos pacientes acima dos 20 anos de idade são potenciais candidatos a cirurgia. Isso depende da estabilidade do grau e do exame oftalmológico de cada paciente”.

2 – Quais são os exames solicitados para fazer a cirurgia de miopia?

“Além do exame oftalmológico básico completo, é necessário a realização de exames complementares como a ceratoscopia computadorizada da córnea, paquimetria ultrassônica, microscopia especular da córnea e mapeamento de retina. Além desses exames, realizamos os exames de tomografia do segmento anterior e aberrometria com o objetivo de detectar qualquer contra-indicação `a cirurgia e possibilitar a escolha da melhor técnica cirúrgica para cada caso”.

3 – Todos podem fazer a cirurgia?

“Infelizmente, não. A indicação cirúrgica depende de alguns dados de curvatura e espessura da córnea. Além disso, a idade do paciente, a magnitude e o tipo de grau (miopia, astigmatismo e hipermetropia) também são fatores importantes na decisão pela cirurgia”.

4 – Tenho miopia e astigmatismo, a cirurgia a laser cura os dois problemas?

Sim! A cirurgia a laser, quando bem indicada, pode corrigir tanta a miopia como o astigmatismo ao mesmo tempo. 

A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.

× Marque Sua Consulta!