Sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, coceira. Estas são algumas das queixas mais comuns em pacientes com a síndrome do olho seco. Basicamente, há dois tipos de olho seco: o primário, que é mais severo e causado por uma deficiência na produção da lágrima; e o secundário, mais frequente e ocorre pelo aumento da evaporação da lágrima.
Tipos mais comuns
O olho seco primário está associado a doenças sistêmicas como as reumatológicas, alterações hormonais na mulher, bem como a idade avançada que também pode influenciar na produção da lágrima.
O segundo tipo, mais comum, é causado por uma série de fatores: alterações palpebrais, medicamentos, uso de lentes de contato e, inclusive, o ambiente de trabalho. Entre os pacientes, o relato é de grande incômodo, dificuldade para realizar tarefas cotidianas como leitura, uso do computador e celular, para dirigir e também para dormir.
O uso do computador favorece muito o ressecamento ocular por diminuir a frequência do piscar. O ato de piscar é muito importante por espalhar a lágrima sobre a superfície ocular. Quando ficamos por horas frente ao computador, não piscamos o suficiente, aumentando, assim, a evaporação da camada lacrimal. Se houver ar condicionado no ambiente, a situação é ainda pior, pois este intensifica o processo de evaporação já prejudicado.
Dicas valiosas
Como a grande maioria da população trabalha frente ao computador por horas, é crescente as queixas de olho seco. Por isso, algumas recomendações são importantes:
-Lembrar de piscar! Piscar com frequência é indicado com finalidade da troca da lágrima, determinando sua renovação para a proteção da superfície ocular.
– Ingestão adequada de líquidos, principalmente, água.
– O uso de lágrimas artificiais são de grande ajuda por suprir o déficit causado pela evaporação da lágrima.
-Alternar momentos da visão focada no computador com o olhar direcionado para objetos distantes.
A VitaVisão conta com uma equipe médica experiente e tecnologia de ponta. Marque sua consulta com um de nossos médicos e conheça as melhores opções de tratamento para o seu caso.